sábado, 19 de setembro de 2009

Minha Futura Profissão: Design Gráfico

Hoje eu vou falar um pouquinho sobre a minha futura profissão: ''Design Gráfico''.
Demorou muito, mas muito mesmo, para encontrar uma profissão que tivesse exatamente á ver comigo.
Há muito tempo, eu queria ser pediatra... Mas o tempo passou, e percebi que não era isso que queria fazer. Então pensei em psicologia. Também fui vendo como era o dia-a-dia desses profissionais e percebi que tbm não era o que queria.
Nesse meio tempo fiz vários testes vocacionais pela internet e no fim de tudo, nem sabia mais o que queria fazer!
Mas a minha resposta veio no meu dia-a-dia. Eu simplesmente adoro usar programas como Photoshop, CorelDraw, criar Layout's e por aí vai!

Então quando fui conhecer mais sobre a profissão de um Design, pensei: Meu Deus! É isso mesmo que eu quero fazer! ;)

Agora vou fala um pouquinho sobre essa profissão...

O QUE É DESIGN GRÁFICO?

É a criação de projetos gráficos para publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet. O designer gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors, adequando-o às necessidades do cliente. Também cria logotipos e papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens. Desse modo, torna a comunicação mais eficiente e agradável. Cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível até para o público iletrado. No campo digital, elabora websites e CDs-ROM. Pode trabalhar em editoras, agências de design e de publicidade e birôs de computação gráfica e produtoras.

O MERCADO DE TRABALHO

O mercado para esse profissional está em crescimento. Novas oportunidades começam a surgir na área de internet e mídias digitais em cidades de médio porte e nas pequenas cidades industrializadas do interior de São Paulo. Especialistas em design de embalagens e na produção de infográficos também encontram boa oportunidade de colocação. Em agências de publicidade e propaganda, o bacharel é requisitado para desenvolver a identidade visual de produtos e empresas, criar peças publicitárias e promocionais e gerenciar marcas. A procura por profissionais que façam produção visual de placas de sinalização para vias públicas, shopping centers, parques e empresas é constante. As regiões Sudeste e Sul são os maiores mercados. Atualmente, mais de 50% dos designers gráficos atuam em pequenos escritórios de design ou como autônomos.

O CURSO

O currículo valoriza a formação prática em artes e comunicação visual e é composto de disciplinas como história da arte e do design, cinema, fundamentos da linguagem visual e fotografia. Há, ainda, aulas de tipografia, ergonomia, embalagem, marca e softwares de editoração. Vários cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Desenho Industrial também preparam o profissional para atuar nessa área. Em algumas escolas, Design Gráfico é habilitação de Artes Visuais. Há instituições que oferecem a graduação em uma área específica, como marketing, webdesign ou publicidade, como a Esamc-Campinas, que tem o curso de Design Publicitário. A obrigatoriedade do estágio e da apresentação de um trabalho de conclusão de curso depende de cada instituição.
Duração média: quatro anos.

O QUE VC PODE FAZER

*Editoração eletrônica
Criar páginas de jornais, revistas, livros e folhetos, distribuindo o texto e as imagens de acordo com a linha editorial da publicação e as preferências dos leitores.

*Programação gráfica para TV
Produzir vinhetas para emissoras e peças de publicidade.

*Webdesign
Desenhar sites, interativos ou não, para a internet, considerando a melhor forma de transmitir a imagem, as informações e os serviços oferecidos pelos clientes.

Dá uma olhadinha no vídeo, e saiba mais sobre esta profissão!

Bjinhos!

11 comentários:

Naya Rangel disse...

É uma profissão muito legal, e com muito campo hoje em dia! Já pensei em fazer algum tipo de especialização ou curso, mas acho melhor ficar só com a parte de ciência da computação mesmo!
Texto muito bem explicado e informativo, parabens!

Abraços!

http://kultura-digital.blogspot.com

http://kultura-inutil.blogspot.com/

Blog do Jeco disse...

Oie.

Nesse ano, eu vou fazer vestibular para Bacharelado em Geografia e Licenciatura em Letras, mas já quis trocar o curso para outro semelhante desse que você acabou de relatar.

Ainda bem que tu já está decidida quanto ao curso que tu queres ingressar em uma faculdade..eu demorei muito pra decidir.

Abraços.

Unknown disse...

é uma profissão ótima conheço vários profissionais e estudantes dessa área que são ótimos!

Unknown disse...

O curso de design grafico é bem legal...vo fazer Eng. Computaçao, pq acho mais interessante...Mas design tem um grande mercado!


http://nadaaverpontocom.blogspot.com

At disse...

Que bom q voce ja se decidiu
e é algo que voce gosta né :D

não parece tão ruim não ^^
e pode ate continuar por aqui mesmo, com webdesing XD
hahaha
bem legal o importante é a criatividade sempre, para se destacar :D

Nando! disse...

Legal a profissão!
Boa sorte nela!!
^^

Ana C. Nonato disse...

Muito legal! Eu já simpatizava bastante com essa profissão,mas não sabia muito sobre ela. Agora,tudo se esclareceu *.* E ela me pareceu muito mais interessante! Design Gráfico... Deve ser muito bom trabalhar nessa área *.*
Aliás,seu blog é LINDÍSSIMO! Parabéns :D
Ps: Aceita parceria? :P

Recomendação de Notebook disse...

Seguindooo

siga la tbm: http://thinformacoes.blogspot.com/

abraço

Anônimo disse...

Olha só!
Parabéns, tenho vários amigos designers e o que você explanou é exatamente isso!

Rafa disse...

Meu irmão faz esse curso...Pemna que é uma profissão sem conselho, não regulamentada. Espero que tenha sorte em sua emprteitada.

O príncipe bêbado e a plebeia equilibrista – Um encontro marcado
Olá!
Acabo de postar no meu blog o texto Fábula
Para acessar o texto o link direto é
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/09/o-principe-bebado-e-plebeia.html
Cemitério das Palavras Perdidas
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

Neuro-Musical disse...

ahhh
Bacana
Eu também adoro mexer com photoshop e acho que isso vai me ajudar bastante no futuro e também minha profissão vai ter alguma coisa a ver com isso

http://cerebro-musical.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails
 

©2009 Just Keisy | by TNB